domingo, 20 de maio de 2018

MELGAÇO: MUNICÍPIO VAI RECEBER R$ 90 MIL MENSAIS PARA PREVENIR RAIVA HUMANA

Comunidades próximas do Rio Laguna, no arquipélago do Marajó, registra casos de suspeita de raiva humana no Pará. (Foto: Ascom/Sespa)
Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará um convênio para repasse mensal de R$ 90 mil por seis meses ao município de Melgaço, no Marajó. A verba é para custear as ações estratégicas de prevenção e investigação contra o vírus da raiva humana. O trabalho se concentra em localidades ao longo do rio Laguna, onde já foram notificados 14 casos suspeitos de raiva humana no município, com sete óbitos, sendo um confirmado laboratorialmente.
As localidade ficam distante cerca de 70 km da sede de Melgaço, onde moram aproximadamente 3 mil pessoas. “Estamos intensificando as ações para conter o vírus nesse local especificamente de risco. Futuramente vamos expandir a vacinação para outras localidades, caso necessário, sempre em conjunto com o município”, informou o diretor do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Amiraldo Pinheiro.
 O prefeito municipal alerta a população sobre a importância que a população seja vacinada, já que ainda há recusa por parte de uma minoria. “Um fator importante é massificar a informação sobre o risco e orientar a população sobre os cuidados e principalmente sobre a importância da vacinação, pois ainda há muita recusa da população a respeito da vacinação”, ressaltou José Delcicley Viegas.
Durante a semana, a Sespa emitiu um alerta epidemiológico de raiva humana para os 13 Centros Regionais de Saúde do Pará, para que seja intensificada a identificação precoce da existência de agressões por morcegos hematófagos em humanos ou em animais no peridomicílio.

Casos em investigação
Até o momento, quatro pacientes seguem internados na Santa Casa, em Belém e dois no Hospital Regional de Breves - sendo que um já saiu da UTI e está em observação; o sétimo está internado no Hospital Municipal de Breves. A maioria em estado considerado grave.

Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...