segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PORTEL: AGRICULTORAS DO MUNICÍPIO RECEBEM FORMAÇÃO DA EMATER

Agricultoras portelenses - Imagem reproduçção.
Assentadas da reforma agrária de Portel, no arquipélago do Marajó, devem começar a fornecer alimentos para a merenda escolar e para outras instituições públicas, como creches e abrigos, a partir do ano que vem.
 O incentivo para a participação nos editais de chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é fruto de uma mobilização conjunta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Setras). Os editais costumam ser publicados em janeiro pela Prefeitura e pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), respectivamente.
 As agricultoras são de mais de 10 comunidades que integram a Associação das Mulheres Agroextrativistas da Ilha Grande do Pacajaí (AMAIGP) e todas são beneficiárias do bolsa-família. “A situação da mulher rural em Portel sempre foi desafiadora: são donas de casa que acumulam o cuidado com os filhos, o trabalho nas roças de mandioca, a pesca artesanal, o extrativismo de açaí, a piscicultura, entre outras funções. Fora isso sofrem com a baixa escolaridade e com a submissão cultural aos maridos. Um dos esforços da Emater tem sido o diagnóstico socioeconômico das famílias, a capacitação contínua e o fortalecimento das organizações sociais”, resume o engenheiro florestal da Emater, Milton Costa.
 Além de reuniões com direcionamentos, estão previstas emissões de declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que habilitam aos mercados governamentais, além de cursos e oficinas, que já começaram a ser realizados, como por exemplo, o de buquês de flores artificiais, que contou com o apoio da Prefeitura, e que beneficiou 20 agricultoras da Ilha do Jacundaí, da Boca do Rio Anapu.

Fonte: AGPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...