segunda-feira, 17 de julho de 2017

BREVES: POLICIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO "LAR SEGURO"

A operação resultou na apreensão de um adolescente por ato infracional de lesão corporal e no cumprimento de um mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva de vítima de violência doméstica.
A Polícia Civil deflagrou na última quinta-feira (13) uma operação que resultou na apreensão de um adolescente por ato infracional de lesão corporal e no cumprimento de um mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva de vítima de violência doméstica, em Breves, na Ilha do Marajó. Realizada por policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da Superintendência Regional de Breves, a ação denominada "Lar Seguro" teve por objetivo retirar agressores dos lares na tentativa de harmonizar a convivência familiar. Sob coordenação dos delegados Monike Brasil, titular da DEAM de Breves, e Carlos Olavo Meschede, da Superintendência de Breves, a operação se estendeu por todo o dia.
 Um dos alvos foi um adolescente de 15 anos apreendido em flagrante por ter agredido fisicamente o próprio sobrinho, de 12 anos, deixando a vítima com hematomas nas costas. O crime repercutiu em toda vizinhança, que ficou bastante revoltada. O adolescente foi enquadrado em Auto de Apreensão por Ato Infracional semelhante ao crime previsto no artigo 129, do Código Penal, por lesão corporal. No outro caso, Valmir Marques dos Santos, 38 anos, foi preso, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, por ter descumprido medidas protetivas determinadas pela Justiça ao tentar se aproximar da ex-companheira.
 A delegada Monike Brasil explica que há algum tempo o acusado vinha ameaçando a mulher por não aceitar o fim do relacionamento. Diante disso, explica a policial, a DEAM requereu as medidas protetivas de urgência em favor da vítima. No entanto, Valmir dos Santos desobedeceu a ordem judicial ao tentar manter contato com a mulher. Dessa forma, a Justiça decretou a prisão do acusado que agora vai ficar preso para responder pelo crime. A delegada explica que a solicitação de medida protetiva para mulheres vítimas de violência doméstica pode salvar vidas.
 "Uma vez concedida, se não respeitadas, as medidas protetivas geram a prisão do agressor e seu afastamento compulsório da vítima que por sua vez consegue retomar a rotina em paz", detalha. Ela ressalta que a violência existente entre pessoas com vínculos familiares ou que moram juntas no mesmo local deve ser combatida com prioridade. "Esse tipo de crime afeta não só as pessoas diretamente envolvidas, mas os filhos, pais, irmãos, enfim, toda a família. É uma realidade triste que precisa do apoio do Estado", enfatiza. Monike ressalta que a Polícia Civil vai continuar a realizar a operação Lar Seguro, em Breves, para garantir a proteção às vitimas de violência doméstica.

 Por Walrimar Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...