quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

OUTRAS PROMESSAS DE CAMPANHA

Dando prosseguimos à série de postagens para que o prefeito de São Sebastião da Boa Vista lembre das promessas que fez durante a campanha, desta vez postamos o que ele prometeu fazer para a´rea que ele chama de DESENVOLVIMENTO (Eixos: TRANSPORTE E MOBILIDADE; SANEAMENTO  e ENERGIA)
Leiam e tirem suas conclusões:


PARÁ TEM EMBARCAÇÕES COM MÉDIA DE 12 ANOS DE IDADE

B/M Comandante Miguel Aires e B/M Antônio Lemos: São vovôs entre as embarcações no Pará
É o que indica o estudo feito pela Universidade Federal do Pará a pedido da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O levantamento constatou, entre 2011 e 2012, a presença de 173 embarcações que fazem linha de navegação no Pará. Em toda a Amazônia foram cadastradas 446.
 Belém, Manaus, Santarém, Santana, Macapá e Porto Velho são os principais polos de passageiros, ou seja, dos seis principais locais de embarque e desembarque de passageiros, quatro estão no Pará, que só perde em números de embarcação para o Amazonas.
Do total de 446 embarcações analisadas pelos pesquisadores da UFPA, em 102 barcos, os responsáveis não souberam informar dados sobre o ano em que eles foram construídos. Das 344 embarcações restantes, a média de idade dos barcos que circulam pelos rios amazônicos é de 11 anos.

Continue lendo...

NOTA DO BLOG
A UFPA não realizou uma pesquisa mais profunda, pois, se avaliasse as embarcações que prestam serviço no Marajó, com certeza esta idade média subiria muito.
Em São Sebastião da Boa Vista, por exemplo, tem embarcação com bem mais de 30 anos de idade.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AS PROMESSAS DE CAMPANHA (01)

O blog resolveu a partir de hoje a publicar as promessas feitas durante a campanha de 2012 pelo vencedor nas urnas (com a captação ilícita do sufrágio), Getúlio Brabo/PT, em São Sebastião da Boa Vista.
A intenção é fazer com que o prefeito eleito possa tirar do papel estas promessas e finalmente começar o seu mandato. Lembramos também que Getúlio Brabo ficou 05 anos e meio como vice-prefeito, 02 anos e meio no primeiro mandato e agora já está há 13 meses do atual.
Começaremos com o setor pesqueiro.



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A ORLA DO PT EM SSBV

Após 9 anos e 1 mês de governo getulista em SSBV o povo ainda não consegue perceber que alguma coisa ainda vai mudar na cidade.
São espaços públicos abandonados, obras inacabadas (e o dinheiro entrou na grêta), ruas intransitáveis, pontes e estivas proporcionando perigo iminente à população, enfim...
Mas o caso mais aterrador é a famigerada obra da orla.
O povo se pergunta: - O que está acontecendo?
Qualquer desculpa que se dê em relação a esta obra vai parecer mais um engodo
Segundo o Portal da Transparência da CGU, desde de 05/2009 todo o dinheiro, ou seja, R$ 975.000,00 foram liberados (imagem / link AQUI)
O que mais impressiona neste convênio é que ele começou a vigorar em 12/2007 e tem prazo de encerramento ( que deve ter sido adiado por diversas vezes através do jeitinho petista ) em 30/04/2014, quase 07 anos de vigência.
A pergunta que não quer calar é: - Se não fizeram em 06 anos, farão em pouco mais de 90 dias?



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BOAVISTENSE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ PORTELENSE

Com seu esposo e  o prefeito de Portel (centro)
Com o Ver. Benedito Edevaldo recebendo o título

Esperando o título.
 A professora Edna Maria de Melo Maués (foto), boavistense nascida em 1952, dedicou sua vida à docência.
Em 1974 foi concursada professora da SEDUC e a partir desta data se doou cuidando de crianças e jovens do seu município.
Casou-se com Miguel Maués e foram para  Portel na década de 90. Em 1994 passou também no concurso do município onde trabalhou até sua aposentadoria.
Sua passagem pela educação na rede estadual e municipal foi um verdadeiro sucesso. Foi diretora de escola e secretária municipal de educação em Portel por duas vezes. No governo da prefeita Nancy Guedes foi chefa de gabinete.Evangélica da Assembleia de Deus, secretariou a igreja por um longo tempo.
Por iniciativa do Ver. Benedito Edevaldo Nunes de Souza, professora Edna Maués agora também é cidadã portelense por seus relevantes serviços prestados à comunidade.



domingo, 26 de janeiro de 2014

O 1º GRITO DO BLOCO TÔ NA ONDA

A volta ao carnaboavista de Bloco Tô Na Onda era muita esperada por centenas de brincantes, e muitos destes participaram do 1º Grito de Carnaval que acontece todo dia 21/01, logo após a festa do padroeiro da cidade.
Segundo a carnavalesca, Mirozalva Nahum, este relançamento do bloco superou todas as expectativas.
"Dia 04 de março quando o bloco saí às ruas da Veneza do Marajó, iremos fazer uma linda festa, com alegria e organização", disse Zalva.
"Gostaria de agradecer aos patrocinadores que nos ajudaram a colocar o bloco na rua neste 1º grito. A CONAM, no nome do Sr. Pedro, a CG SAT,  Cristioni e Gideoni", conclui Zalva
O bloco continua a venda de abadás pelo fone 9100-1963.
Saiba mais sobre o bloco clicando AQUI

EMATER E SEPAQ CELEBRAM PARCERIA PARA ATENDER FAMILIAS MARAJOARAS

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) se reúnem na próxima segunda-feira (27), em Breves, na ilha do Marajó, para traçar metas e discutir ações na área de pesca e aquicultura. A atividade técnica marca o início de uma parceria que vai beneficiar mais de quatro mil famílias marajoaras até dezembro deste ano.
 Como resultado da parceria, está a chegada de uma lancha voadeira para a região, doada pela Sepaq, a fim de garantir o atendimento do maior número de agricultores possível no arquipélago, além da possibilidade de uma mini estação de alevinagem para impulsionar a atividade pesqueira. Na região, segundo a estratégia de desenvolvimento territorial, pactuada com instituições governamentais, sociedade civil e agricultores familiares, a Emater trabalha no fortalecimento das cadeias produtivas do açaí, aquicultura e pesca e mandioca, para a produção de farinha.

Continue lendo...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

POLÍCIA PRENDE ASSASSINO DE ODALENA

  Extraído do Blog POLÍCIA DO PARÁ AO ALCANCE DE TODOS
O preso
As Polícias Civil e Militar prenderam em flagrante, nesta quarta-feira, 22, Silvério Vilhena Teixeira, 28 anos, pelo cometimento de um homicídio, em São Sebastião da Boa Vista, cidade no arquipélago do Marajó. A prisão ocorreu após investigação policial que identificou e rastreou a movimentação do acusado do homicídio ocorrido no último dia 19. A delegada Adriana Magno, responsável pela investigação, informa que desde o dia 20, quando o corpo da vítima foi encontrado, as investigações tiveram início para chegar até o acusado do homicídio. O crime ocorreu durante as festividades do padroeiro da cidade. A prisão foi realizada pelo escrivão Edreson dos Santos e investigador Gerson, em conjunto com o sargento Darlinaldo, do Destacamento local. Ele é acusado de ser o autor do homicídio de Odalena Nascimento Balieiro.(foto)
A vítima.
 Os policiais levantaram, durante as investigações, que a vítima foi vista, momentos antes do crime, saindo de um bar, na cidade, acompanhada de Silvério. Ao ser preso em casa, situada no rio Aiacupu, localidade a 3 horas de distância de barco da sede do município, o acusado foi conduzido para a Delegacia pela equipe policial. Ele confessou e detalhou como o crime aconteceu após a saída do bar. Segundo ele, os dois foram até um terreno abandonado onde funcionava o Destacamento da PM e ali mantiveram relações sexuais. Depois, houve um desentendimento entre eles por causa de dinheiro.
Durante o bate-boca, a vítima ofendeu Silvério que derrubou e esganou a vítima até a morte. Após o crime, Silvério saiu do local e foi para casa. O corpo foi encontrado durante a tarde por moradores na região que acionaram a Polícia. O flagrante foi encaminhado à Comarca local que converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva, mantendo o preso recolhido à disposição da Justiça. A populuação agradeceu a Polícia pela resolução quanto à autoria do crime em menos de 48 horas. As ações policiais atendem às determinações da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e da Superintendência da Região das Ilhas, sob comando do delegado Jarson Joel Silva.

VAI LÁ, SUMANO !


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RETRATO DO ABANDONO

Esta praça já foi uma das mais bonitas do Marajó.
Um dos únicos locais públicos, ou até mesmo o único, para os pais levarem seus filhos aos domingos, simplesmente foi abandonado neste 9 anos de governo Getúlio Brabo.
A Praça da Matriz que outrora era motivo de orgulho para o povo boavistense, hoje é o retrato de um governo sem compromisso com o povo.
Aqui ficava o casal de pirarucu. 
A praça que só vivia arrumadinha, toda pintada, com o lindo casal de pirarucu fazendo a alegria da criançada, hoje mais parece as ruínas de uma cidade fantasma.
Lixo por todos os lados.
Sem falar que há pouco uma criança morreu após se acidentar em um banco da praça que estava solto.
O que estarrece a população é que em São Sebastião da Boa Vista passou a ser normal o abandono dos espaços públicos ( vide bumbódromo), ninguém faz definitivamente nada para mudar este quadro.
Tá na hora do prefeito cercar esta praça com um tapume e começar uma reforma.



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

COBERTURA DA QUADRA DO ANCHIETA SERÁ ENTREGUE EM FEVEREIRO

 Após ouvirmos diversos alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta, preocupados com a demora na entrega da quadra poliesportiva, procuramos a SEMED/SSBV para sabermos o que realmente está acontecendo, pois a data de entrega da obra expirou há mais de 4 meses (ver placa)
Segundo o secretário municipal de educação, José Maria Gonçalves - que gentilmente nos forneceu esclarecimentos -  a obra da cobertura da quadra poliespotiva tem prazo de vigência no FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) até o dia 05/06/2014,  e a  prorrogação do prazo de entrega, foi solicitada em virtude da SEMED ter que adquirir um terreno ao lado para poder complementar o terreno exigido pelo FNDE, mas conforme cronograma da empresa responsável,  a obra será entregue na segunda quinzena de fevereiro.
"Após a entrega da cobertura da quadra,  começaremos o serviço do piso,  que será uma nova etapa totalmente custeada pela SEMED". destaca o secretário.
"As obras da quadra poliesportiva já estão com 59,01%  construídas e acredito que concluiremos em tempo hábil, pelo fato de estar faltando apenas a cobertura" concluiu o secretário.
Continuaremos à disposição dos alunos caso a obra não seja entregue no prazo ora informado pelo gestor da SEMED/SSBV.



MPF QUESTIONA MUNICÍPIOS DO MARAJÓ SOBRE PROVIDÊNCIAS PARA INSTALAÇÃO DE AGÊNCIAS DO INSS

Procurador da República acompanha andamento de oito projetos 
A Agência de SSBV já está e funcionamento.


O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ofícios a oito municípios do arquipélago do Marajó, no Pará, em que são solicitadas informações atualizadas sobre o andamento dos processos de instalação de agências locais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A implementação das agências é uma iniciativa da Previdência Social que depende de contrapartidas dos municípios, como, por exemplo, a doação dos terrenos.
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, enviou questionamentos aos municípios de Afuá, Anajás, Curralinho, Gurupá, Muaná, Ponta de Pedras, Soure e São Sebastião da Boa Vista. No documento, Mansur Silva apresenta os dados do INSS sobre o andamento dos projetos e solicita que os municípios comuniquem o MPF caso essas informações não estejam corretas.
Em resposta a questionamento feito ao INSS, no final de dezembro o presidente substituto da autarquia, José Nunes Filho, informou ao MPF o andamento dos projetos para instalação das agências nos oito municípios. A previsão do INSS é que as obras da agência de Anajás estarão concluídas em junho deste ano e que em Gurupá os trabalhos terminem até novembro.
Essas unidades, segundo Nunes Filho, serão inauguradas de acordo com a possibilidade de convocação de servidores concursados e com agendamento pelo gabinete do ministro da Previdência Social.
Em Curralinho a construtora abandonou a obra, o que levou o INSS a providenciar multa à empresa e rescisão do contrato. Não há previsão de data para abertura de nova licitação. Em Afuá, Muaná e Ponta de Pedras os projetos aguardam a disponibilização de terrenos.
A documentação dos terrenos oferecidos pelos municípios de Afuá e Muaná foi considerada insuficiente pelo INSS e em Ponta de Pedras o lote não atendia a metragem mínima necessária. Para dar prosseguimento aos projetos de instalação de agências nesses três municípios, a Previdência Social aguarda a oferta de novos terrenos pelas prefeituras.
Para a construção da agência de Soure, em novembro foi contratada empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo da obra. O contrato vai até junho de 2014.
Segundo o INSS, em São Sebastião da Boa Vista a agência já está em funcionamento desde outubro. Para este janeiro estava previsto o início dos serviços de perícia médica e serviço social durante uma semana por mês. Dependendo da demanda, esse tempo de disponibilidade de atendimento pode ser modificado, informou a Previdência Social.

Fonte: Ministério Público Federal no Pará  - Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA ENTREGUE À VIOLÊNCIA

Em pleno dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, o moradores do município localizado na Ilha do Marajó, deparam-se com mais um brutal assassinato.
Desta vez uma jovem foi encontrada morta no prédio abandonado da antiga delegacia.
Recentemente o blog esteve no município e constatou a ausência de policiamento ostensivo.
A partir das 0:00hs, quando os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas são obrigados a fecharem as portas, dificilmente se vê uma viatura da PM fazendo ronda.
Alguém precisa tomar uma providência. O prefeito, Getúlio Brabo/PT precisa urgentemente bater à porta da SEGUP para pedir aumento do efetivo e de viaturas ( motos ou bicicletas).
O povo já não aguenta o clima de terror que se instalou na cidade que outrora era pacata.

domingo, 19 de janeiro de 2014

ESTRADA DO COCAL, EM SSBV, VIROU "MERDÓDROMO"

Estava eu a adormecer na noite de ontem (18), quando uma mensagem chegou pelo in box. Era uma moradora da estrada do Cocal, em São Sebastião da Boa Vista, denunciando o despejo de dejetos vindo do hospital municipal. Pensando eu tratar-se apenas de seringas usadas e outros utensílios, fiquei estupefato quando a denunciante ( que por motivos óbvios não vou citar o nome), esclareceu que se trata de fezes, isso mesmo, fezes humanas.
O fato causou revolta aos moradores, pois, quando o calor é intenso, a fedentina do lixão é insuportável. Quando chove o problema só aumenta, pois, o líquido putrefato que escorre do lixão, pode contaminar os transeuntes, na sua maioria crianças que brincam aos arredores.
O fato já foi até encaminhado ao fórum ( como se o prefeito tivesse algum medo da justiça)
Estamos carecas de saber que o gestor do município é ausente, mas, não custa nada pedir socorro a ele ou a seus asseclas para resolverem esta situação.
 - "Getúlio, meu filho, sai da Doca e vai visitar tua cidade. pelo amor de São Sebastião."

sábado, 18 de janeiro de 2014

Blog da Franssinete Florenzano: Estudantes tentam ajudar o Marajó

Blog da Franssinete Florenzano: Estudantes tentam ajudar o Marajó:   Ontem à tarde, estudantes da UEPA, UFPA, USP,  Cesupa e   Estácio FAP  embarcaram para o Marajó com a missão de ajudar a me...

PORTEL, 256 ANOS

Mensagem do prefeito Paulo Ferreira

Ao povo portelense. 

Orgulha-me hoje estar à frente da administração desta cidade e poder realizar alguns sonhos que há muito estavam trancados nas gavetas, esperando a coragem de um gestor comprometido com o progresso. Nestes 256 anos já podemos comemorar alguma coisa, pois buscamos incansavelmente a melhoria de vida de nosso povo. Nos próximos anos os desafios aumentarão. 
Com a força dos guerreiros Nhengaíbas iremos superar os obstáculos que virão, focados no desenvolvimento sustentável, na inclusão sociocultural e no resgate da autoestima do portelense. 
E para comemorar estas vitórias, planejamos uma linda festa. 
Aproveite, a festa é de todos. 

Parabéns, Portel! 
Paulo Ferreira Prefeito 

 Veja abaixo a programação:


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SAINDO PELA TANGENTE

As  últimas eleições municipais ainda não terminaram na nossa querida São Sebastião da Boa Vista, pois, a AIME - Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, que Getúlio Brabo de Souza e seu vice Raimundo Pereira respondem, ainda não teve audiência de oitiva para ouvir as partes. De um lado o MP e de outro a atabalhoada equipe de advogados que defendem a coligação "É pra frente que se anda" (PT/PSB), dão exemplo que a pizza já está no forno.
Na primeira audiência marcada pelo TJE, uma das partes, ou seja, o prefeito Getúlio Brabo, alegou estar doente e não compareceu. Fato logo desmentido pelo blog que flagrou o prefeito em evento no município de Breves, ( Os objetivos do Milênio).
Na segunda audiência, novamente o prefeito Getúlio Brabo alegou problemas particulares para não comparecer. Desta vez  o falecimento do seu genitor impediu que o mesmo comparecesse.
Ontem (16), foi a vez do representante do Ministério Público não dar as caras em São Sebastião da Boa Vista.
A população já não acredita que justiça será feita neste caso de compra de votos e uso da máquina pública.
Todos na cidade sabem como foi que o prefeito se elegeu, menos a justiça.
Enquanto isso o povo padece com uma administração omissa, que serve apenas para administrar ( mal por sinal) os recursos do FPM.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EMATER CAPACITA EXTRATIVISTAS DE AÇAÍ EM OEIRAS DO PARÁ

Extrativistas de cinco comunidades aprenderam o manejo do açaí nativo
Noventa e três extrativistas de cinco comunidades da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no município de Oeiras do Pará, na Região do Tocantins, foram capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) para a prática de Manejo de Várzea, voltada aos açaizais nativos. A capacitação teve como objetivo a melhoria da produção e comercialização do açaí, e ainda da qualidade de vida dos extrativistas, com o uso sustentável dos recursos naturais.
O trabalho de capacitação - que contou com a parceria do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - beneficiou moradores das comunidades de São Sebastião, Vila Arióca, Jaquarequara, Terra Alta e Deus Proverá. A metodologia da capacitação priorizou o diálogo e a construção do conhecimento de forma participativa, valorizando os saberes das populações tradicionais.
A expectativa é que a produção de açaí tenha um aumento de 30% nos próximos três anos, e se consolide como atividade geradora de renda. “A proposta é viabilizar mais uma fonte de renda, de forma a diminuir a extração de madeira, que é a principal atividade econômica local”, informa o engenheiro agrônomo da Emater, Sandro Pinheiro.

Fonte : Agência Pará

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CARNABOAVISTA 2014: BLOCO "TÔ NA ONDA"

Com 10 anos de fundação, o "Bloco Tô na Onda " voltas às ruas da Veneza do Marajó no CARNABOAVISTA 2014.
Segundo a coordenadora do bloco, Zalva Nahum, este ano o bloco virá com aproximadamente 1000 brincantes, que prometem fazer um carnaval de muita paz e alegria.
Os abadás do bloco estão em fase de acabamento, mas já podem ser adquiridos por apenas R$ 20,00 através do telefone 9100-1963 (Zalva).
No 1º de Grito de Carnaval, dia 21 de janeiro, o bloco dará uma pequena demonstração do que levará para avenida no dia 04 de março.
Acompanhe o bloco pelo facebook clicando AQUI

CAIXA INAUGURARÁ AGÊNCIA FLUTUANTE

A Caixa Econômica Federal lançou edital em 2012 para contratação deuma agência flutuante e , passados quase 02 anos, finalmente a "Agência Ilha do Marajó" será inaugurada no próximo dia 16/01/2014 em cerimônia na Estação das Docas, em Belém.
A agência  pretende além de levar acesso bancário às comunidades mais distantes, diminuir o déficit de atendimentos aos beneficiários de programas sociais, principalmente onde o banco não tem agência instalada. A área que será atendida pela agência abrange os municípios de Belém, Salvaterra, Soure, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Portel.
A Agência Barco funcionará com empregados à disposição para oferecer serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito por consignação.

domingo, 5 de janeiro de 2014

PREFEITURA DE BAGRE COMEÇOU 2014 COM TODO O GÁS

Ver. Nilson Farias e o prefeito Gordo.
O prefeito Cledson Rodrigues (Gordo) vai inaugurar, até fevereiro, treze escolas por toda a Zona Rural do município, atendendo crianças ribeirinhas que vivem em comunidades distantes horas de viagem da sede da cidade. Essas escolas fazem parte do NOVO BAGRE, um programa de desenvolvimento municipal implantado em 2009.
O prefeito Gordo pretende inaugurar ainda uma escola de ensino fundamental com 20 salas, laboratório de informática e quadra poliesportiva no aniversário da cidade, em março, pois esta escola está com as obras bem adiantadas."

Fonte: Diego Pereira - ASCOM Prefeitura de BAgre

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...