terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EMATER CAPACITA EXTRATIVISTAS DE AÇAÍ EM OEIRAS DO PARÁ

Extrativistas de cinco comunidades aprenderam o manejo do açaí nativo
Noventa e três extrativistas de cinco comunidades da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no município de Oeiras do Pará, na Região do Tocantins, foram capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) para a prática de Manejo de Várzea, voltada aos açaizais nativos. A capacitação teve como objetivo a melhoria da produção e comercialização do açaí, e ainda da qualidade de vida dos extrativistas, com o uso sustentável dos recursos naturais.
O trabalho de capacitação - que contou com a parceria do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - beneficiou moradores das comunidades de São Sebastião, Vila Arióca, Jaquarequara, Terra Alta e Deus Proverá. A metodologia da capacitação priorizou o diálogo e a construção do conhecimento de forma participativa, valorizando os saberes das populações tradicionais.
A expectativa é que a produção de açaí tenha um aumento de 30% nos próximos três anos, e se consolide como atividade geradora de renda. “A proposta é viabilizar mais uma fonte de renda, de forma a diminuir a extração de madeira, que é a principal atividade econômica local”, informa o engenheiro agrônomo da Emater, Sandro Pinheiro.

Fonte : Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...