quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SAÚDE AVANÇA COM O "NOVO BAGRE"

As vésperas de inaugurar o seu hospital municipal, Bagre recebe três médicos cubanos do programa "Mais Médicos". Com isso, o município conta agora com seis médicos, cinco enfermeiros e duas dentistas em sua equipe médica. Há cinco anos essa realidade era completamente diferente, a população contava com um único médico e dois enfermeiros, não existiam dentistas em Bagre, é esse único médico passava apenas alguns dias no município.
Hospital Municipal será inaugrado em breve
Os avanços na saúde vieram junto com a implantação Novo Bagre, um programa municipal de desenvolvimento criado em 2009, um marco da gestão do prefeito Cledson Rodrigues, o Gordo. O programa organiza e operacionaliza todos os projetos, obras e serviços da prefeitura, em todas as áreas.
Em quase cinco anos de Novo Bagre, a prefeitura promoveu a reestruturação da rede municipal de saúde, construiu e ampliou os postos de saúde, na cidade e na zona rural, ampliou também, através de concurso público, o número de agentes comunitários de saúde. Diminuindo assim, os casos de doenças como a malária e a dengue. A saúde era tão precária, que em 2008, o município ganhou o noticiário de todo Brasil por um surto de febre tifoide.
A contratação de novos médicos possibilitou, junto com investimento em estrutura física, na descentralização do atendimento, sobretudo o atendimento de urgência e emergência. Hoje os postos de saúde dos bairros do Veterano e Paraíso atendem 24h, além disso, existem mais quatro postos atendendo as comunidades ribeirinhas: Balieiro, Joapi, Vista Alegre e Mocajatuba.
Para o prefeito de Bagre, Cledson Rodrigues, os investimentos em estrutura física e aquisição de equipamentos motivam os profissionais da saúde a permanecerem no município. "É de praxe no Marajó, mesmo pagando excelentes salários, os médicos não vinham pra cá, se hoje Bagre tem seis médicos, isso se deve muito a estrutura que hoje eles dispõem. Além da estrutura da saúde a própria infraestrutura que hoje o município oferece" disse o prefeito.


Fonte: Portal Bagre de  Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...