domingo, 17 de março de 2013

FEIRA DO ARTESANATO MUNDIAL É ABERTA NO HANGAR

O governador em exercício, Helenilson Pontes, visita o estande de Oeiras do PArá
A segunda edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM) e da Feira do Artesanato Estadual foi aberta oficialmente na tarde deste sábado (16), pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é organzado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e conta com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Indústria, Comercio e Mineração (Seicom), Proz Paz, Curro Velho e Sebrae.
 Após a abertura oficial do evento, Helenilson Pontes, governador do Estado em exercício, assistiu a uma apresentação cultural e depois visitou os estandes. Para ele, a feira representa o fortalecimento da cultura paraense, através da promoção e estímulo ao artesanato e à cultura do estado.
 “Hoje estamos abrindo a oportunidade para os artesãos de todo o estado virem até Belém e mostrarem a sua riqueza e a sua capacidade de criação. O artesanato é um incremento para o turismo, aliando o que a agente tem de mais bonito, que é a nossa cultura e a nossa beleza natural. É o segundo ano que se promove essa feira e cada vez mais o Pará se revela como uma capital de grandes eventos na Amazônia”, disse o chefe do Executivo.

OEIRAS DO PARÁ TEM ESTANDE NA FEIRA
Oeiras do Pará tem um apelo cultural muito forte em várias vertentes, grupos folclóricos estabelecidos e importantes que elevam à cada ano o nome do nosso município. O samba do cacete - por enquanto adormecido - o potencial cultural dos nossos irmãos quilombolas, a arte cênica que desponta com o diretor e ator Walber Monteiro, dança de rua que tem a a observação da SECULT e terá seu espaço com participação de artistas conhecidos no nosso estado, entre outros.  O festival do camarão, que é a maior festa cultural do nosso povo necessita incorporar novamente o espaço voltado às grandes apresentações culturais e trabalhos que são desenvolvidos por nossos artesãos como os que estão sendo mostrados e vendidos com grande aceitação na FAM - Feira do Artesanato Mundial, no Hangar. Valorizar e creditar às pessoas que mesmo no anonimato fazem a diferença em nossa terra, é intenção da administração do nosso município. Buscar novos parceiros para que todos possam mostrar seus trabalhos e poder gerar renda para suas famílias além de divulgar nossa cultura. 
Agradecemos neste momento a participação do casal Alexandre e Priscila, e do Alberto que estão expondo suas obras no Hangar e às pessoas que mandaram seus trabalhos. Registramos o trabalho também estabelecido da família Amaral que não está participando da feira mas, de certo, participará de novos eventos que virão. Enfim, precisamos aglomerar o maior número possível de profissionais nas diversas áreas culturais para que possamos dar uma visibilidade positiva pra nossa Oeiras do Pará. 

Texto e Imagem: Gerson Miranda (Bigú), no facebook

Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...