segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DEZ FAMÍLIAS RECEBEM APOIO DA EMATER PARA PRODUÇÃO DE PEIXE EM GURUPÁ

A criação de peixes em tanques escavados oferece uma nova alternativa de renda para as famílias de Gurupá, que vivem basicamente da extração do açaí.
Comunidades extrativistas de Gurupá, no arquipélago do Marajó, estão começando a diversificar suas produções. Projetos desenvolvidos no município pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), para a criação de peixes em tanques escavados, são a alternativa encontrada para oferecer uma nova alternativa de renda para as famílias, que vivem quase que exclusivamente da extração do açaí. Todas as pessoas que recebem o financiamento são formandos da Casa Familiar (CFR), de Gurupá, e com aptidão para a piscicultura.
 Dez famílias divididas em cinco comunidades rurais de Gurupá participam do processo, que financia, por meio do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), até R$ 45 mil para a aquisição de toda a infraestrutura dos tanques e também para a compra dos filhotes de peixes (alevinos). Cada piscicultor deve adquirir seis mil alevinos, de espécies como o tambaqui, de fácil adaptação para a engorda em tanques, adaptados ao clima regional e com comercialização garantida, segundo a Emater.

Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...