terça-feira, 9 de outubro de 2012

CABERIA SEGUNDO TURNO EM MUANÁ ?

Trago à tona comentário deixado na caixinha do post "Resultado das eleições no Marajó"

Muaná teve a disputa mais apertada do Marajó. 
O Vencedor da disputa Murilo Guimarães (PR)levou 5.810, apenas 128 votos à frente do segundo colocado, Cidinho Palmeira(PMDB) que levou 5.682. 
No Percentual Murilo teve 33,98%, enquanto Cidinho levou 33,23%, uma diferença mínima. 
Destaque para o bom desempenho de Irá Pimenta/PT, que quase não fez campanha, ela teve 5.607 votos com um percentual de 32,79%, com 203 votos a menos que Murilo e 75 votos a menos que Cidinho. 
Ou seja , diferenças muito pequenas entre os candidatos, o que gerou uma disputa muito emocionate até o fim da apuração. 
Agora uma pergunta pra você, caro editor ( estendo pergunta aos leitores). já que a diferença foi tão pequena em Muaná, milimétrica eu diria, Por que que não existe segundo turno aqui nesta cidade e em outras cidades do Marajó?

NOTA DO BLOG
Antes que os críticos de plantão nos apedrejem, ressaltamos que a legislação eleitoral só permite segundo turno em colégios eleitorais superiores a 200.000 habitantes.

2 comentários:

  1. O sistema eleitoral com dois turnos é um sistema de votação utilizado para a escolha de um único vencedor, ao qual se exige ter mais de metade dos votos válidos (50%+1). No primeiro turno, os eleitores votam em um dos candidatos que se apresentaram na eleição. Porém, se nenhum desses candidatos obtiver mais da metade dos votos, então os que têm menos de uma certa proporção, ou, o que é mais comum, todos os candidatos com exceção dos dois mais votados, são eliminados da votação, e aí vem o segundo turno que é feita apenas entre os candidatos que não foram eliminados na primeira volta. Foi introduzido no Brasil com a Constituição Federal de 1988, para evitar que o eleitorado venha a desistir daquele que considera o melhor candidato para apoiar outro mais forte, que tenha mais chances de ser eleito, evitando assim uma terceira opção, que seria a mais desagradável.

    Nas eleições de 2004 no município paraense de Porto de Moz, a diferença entre os dois candidatos foi de apenas 25 votos.

    ResponderExcluir
  2. Mana

    Agradeça aos Santos do Marajó o candidato do Serrote ter sofrido essa derrota, será que Muaná suportaria mais um mês sobre uma administração Serrotiana , você entendera o que digo quando o rombo aparecer em janeiro de 2013!

    MCB

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...