sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BOAS NOTÍCIAS PARA OS PESCADORES DO PARÁ

O presidente da CNPA, Abraão Lincoln, desembarca em Belém para se articular com entidades representativas do segmento pesqueiro 
O presidente da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), Abraão Lincoln, desembarca nesta sexta-feira, 19, em Belém do Pará para se reunir com quatro colônias de pescadores do Marajó. A visita acontece com o intuito de esclarecer as novas conquistas obtidas pela classe e para a articulação de novas medidas a favor do setor pesqueiro.
 Uma das vitórias foi o convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que possibilita aos pescadores artesanais fazerem o pagamento de mensalidades à CNPA debitando diretamente em seus benefícios previdenciários. O presidente da Confederação ressalta a importância do convênio, tendo em vista que, a partir de agora, o pescador não precisará contribuir com outros setores, garantindo a valorização do setor pesqueiro.
 As mensalidades arrecadadas pela CNPA serão repassadas para as 1200 colônias de pescadores, que as utilizarão em momentos de dificuldades. “Pode parecer simbólico, mas a medida é de extrema importância para os pescadores que precisam, que se deslocam até o mar com seus pequenos barcos e deixam suas famílias”, defende Abraão Lincoln.
 Outra pauta do encontro é o acordo da CNPA com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que responsabiliza entidades representativas do segmento pesqueiro artesanal - CNPA e Federações associadas pela entrega das Licenças de Pescador Profissional Artesanal. O acordo foi o início da formalização dos pescadores, em que o presidente Abraão Lincoln negocia com o Ministério do Trabalho as questões de qualificação dos pescadores artesanais e a viabilização do recebimento de auxílio desemprego.
 Os pescadores artesanais também têm a oportunidade de conhecer o Programa de Equalização do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras.
Após a visita às quatro colônias de Marajó, o presidente da CNPA segue os Estados do Amapá e Roraima.


Fonte: Objetiva Assessoria
Ana Beatriz Magalhães – (61) 9273-9890
Escritório – (61) 3365-1379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...