quarta-feira, 18 de julho de 2012

BOAVISTENSE PROFERIRÁ PALESTRA ON LINE

Manoel do Socorro Tavares Pastana é autor do livro autobiográfico, De Faxineiro a Procurador da República, membro do Ministério Público Federal (MPF), instituição na qual ingressou no ano de 1996, no cargo de Procurador da República, por meio de concurso público de provas e títulos. Em dezembro de 2003 foi promovido a Procurador Regional da República (segunda instância). Atualmente está lotado na Procuradoria Regional da República da 4ª Região (www.prr4.mpf.gov.br), oficiando perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que tem jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
 Atuou como procurador da República (primeira instância) em Campos dos Goytacazes/RJ, Brasília/DF, Rio Branco/AC e Macapá/AP, onde chefiou a Procuradoria da República por quatro anos, bem como foi Procurador Regional Eleitoral pelo mesmo período. Antes de chegar ao cargo de procurador da República, foi faxineiro, vendedor de livros, soldado, sargento especialista de aeronáutica, oficial de Justiça do Superior Tribunal de Justiça e procurador federal do INSS.
Todos os cargos públicos foram conquistados por meio de concurso, exceto o de soldado, cujo ingresso deu-se em razão de seleção no serviço militar obrigatório. Educação Foi reprovado na terceira série do primeiro grau (ensino fundamental) porque não se interessava pelos estudos. Após a reprovação, adquiriu o hábito da leitura e passou a dedicar-se aos estudos. Nunca mais reprovou no ensino regular. Concluiu o primeiro grau aos 17 anos de idade, quando se mudou para Brasília, no início de 1980.
 Na quinta tentativa, passou no concurso para ingresso à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAER) que, na época, exigia apenas o primeiro grau. No final de 1984, formou-se sargento especialista de Aeronáutica, na especialidade de Comunicações. Aos 24 anos de idade, concluiu o segundo grau (ensino médio) em curso supletivo público. Pouco tempo depois, ingressou na faculdade de Direito, trabalhava durante o dia e estudava à noite. Concluiu o curso superior aos 30 anos.
 No primeiro concurso público de nível superior, realizado logo após o bacharelado em Direito, passou em primeiro lugar, a mesma classificação obteve no concurso seguinte. Todavia, quando participou de concursos que exigia prova subjetiva e oral, sofreu seguidas reprovações. Após direcionar os estudos também para esse tipo de prova (antes treinara apenas para provas objetivas), logrou aprovação em primeiro lugar para concurso bastante disputado. A última aprovação foi para procurador da República. Trabalho Manoel Pastana sempre se dedicou com afinco a tudo o que faz. Quando trabalhava como faxineiro, dizia que gostava de deixar “um espelho” o piso da padaria na qual trabalhava.
A mesma determinação para o trabalho que tinha na vida particular (começou a trabalhar ainda na infância, vendendo salgados feitos pela mãe) levou para o serviço público. Assim o fez na Aeronáutica, Superior Tribunal de Justiça, Procuradoria Federal do INSS e no Ministério Público Federal, onde se destacou combatendo a corrupção, obtendo condenações inéditas.

Fonte: ITS

7 comentários:

  1. MUITO LINDA A HISTÓRIA DE VIDA DESSE CIDADÃO BOAVISTESE CORAGEM,FÉ E FORÇA DE VONTADE MUDAM A VIDA DE QUALAUER PESSOA PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo preciso falar com vc! Qual o seu email e telefone? Marluth Fialho

    ResponderExcluir
  3. Dá muito gosto saber que o Marajó também produz grandes homens, não só pelo que conseguiram ser mas também pelo oque são,Homens de ética e honra.

    ResponderExcluir
  4. muito lindo o conhecimento e as vitorias deste cidadão, mas o que foi que ele fez por sua cidade ou pelo povo pobre boavistens !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ao procurador Manoel Pastana, nossos parabéns! Que exemplo como este estimule cada vez mais os cidadões a refletir sobre seu destino e, busque trilhar sua caminhada sempre nos prisma da ética,da perseverança e seus princípios morais. Temos sim, de nos orgulhar do ilustre filho Boavistense, pois, apesar de poucas chances de chegar onde chegou, nunca desistiu e nos mostrou que somos capazes, basta cada um acreditar em seu potencial. Viva o povo Boavistense!

    ResponderExcluir
  6. Uma correção: No cartaz com a foto de Manoel Pastana deve-se ser PROCURADOR DA REPÚBLICA (com "R") e não PROCURADO da República.

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...