segunda-feira, 4 de junho de 2012

PARÁ E AMAPÁ FAZEM ACORDO PARA ATENDIMENTO DO SUS

Extraído do Blog do Dailton Palheta

Pará e Amapá fecham acordo de compensação na distribuição de recursos financeiros relacionados ao atendimento de pacientes paraenses no Amapá e de amapaenses no Pará. O fato é que o Amapá atende muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Afuá, na ilha do Marajó, que procuram atendimento nos municípios de Macapá e Santana, enquanto, por outro lado, Belém recebe pacientes do Amapá.
Para reduzir o déficit do Amapá, a partir da competência junho, o valor de R$ 50 mil será retirado do teto financeiro de média e alta complexidade do município de Afuá e será incorporado no teto de Belém, para atender pacientes do Amapá. A decisão será oficializada em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A situação é semelhante a de Gurupá, onde muitos gurupaenses recebem atendimento no estado do Amapá, principalmente os moradores da região do Itatupã, que devido a localização mais próxima, buscam tratamento em Macapá e Santana. O acordo alivia um pouco, porém ainda não põe fim ao déficit do Amapá, que também atende a pacientes de outros municípios paraenses, além de Gurupá, também são atendidos pacientes de Almeirim, e o Distrito de Monte Dourado, no oeste do Estado.
O acordo foi firmado em reunião no gabinete da Sespa, com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; secretário estadual de Saúde do Amapá, Ronaldo Dantas; presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Charles Tocantins; assessor técnico do Cosems, Ed Wilson Silva; técnico de Avaliação, Controle e Regulação do Amapá, Marcos Boução; chefe da Divisão Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Graça Soutello; e da coordenadora de PCEP/ PPI, Renata Hage.

Um comentário:

  1. essa é mais uma obra do ex-secretário de saúde de SSBV hahahaha

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...