segunda-feira, 16 de abril de 2012

EXTRATIVISTAS DE AÇAÍ EM GURUPÁ RECEBEM PRONAF FLORESTA

Nesta terça-feira, 17, um grupo de 85 ribeirinhos de Gurupá, no Marajó, atendidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), assinarão contratos da linha Floresta do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com o Banco da Amazônia. Cada família receberá quase R$ 10 mil para aplicar em projetos de manejo de açaizais de várzea, a partir de limpeza de área, distanciamento padrão entre toiceiras e plantio consorciado de cupuaçu e cacau.
 Os agricultores fazem parte de dez comunidades localizadas às margens dos rios Moju e Baquiá. Atendidos pela Emater há mais de cinco anos, eles vivem do extrativismo de açaí e da pesca artesanal (peixe e camarão). Só de açaizais nativos, há mais de 250 hectares trabalhados. A proposta, de acordo com a orientação da Emater, é inserir pelo menos 50 mil pés de cupuaçu e 50 mil pés de cacau, entre cerca de 150 mil palmeiras de açaí. “O consorciamento do açaí com cupuaçu e cacau, além de garantir a manutenção de mais espécies na floresta, propicia diversificação de atividades, segurança alimentar das próprias famílias e complementação de renda”, diz o engenheiro florestal Ted Fonseca, chefe do escritório local da Emater.
 Essa é a segunda remessa de Pronaf Floresta no município. A primeira se deu ano passado, também com o Banco da Amazônia, que liberou um valor total aproximado de R$ 400 mil para 21 agricultores atendidos pela Emater investirem em sistemas agroflorestais (Safs).

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=97328

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...