terça-feira, 27 de março de 2012

MARAJOARAS DISCUTEM EDUCAÇÃO RIBEIRINHA EM PORTEL

Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, apresenta diagnóstico sobre os 16 municípios da mesorregião

Os desafios da educação ribeirinha entram em pauta esta semana no município de Portel. A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e o Colegiado de Desenvolvimento do Território do Marajó (Codetem), com o apoio do Instituto Peabiru, promovem a partir de amanhã, quarta-feira, 28, um encontro com todas as secretarias municipais marajoaras e representantes de organizações da área, para discutir as demandas mais urgentes para melhorar a educação na região. O evento vai até sexta-feira, 30.
Os debates terão como base o diagnóstico da educação nos 16 municípios da mesorregião do Marajó, realizado pelo Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru e Fundo Vale. Segundo o coordenador do programa, Carlos Augusto Ramos, é preciso identificar as causas para o baixo desempenho das escolas do Marajó no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os desafios da gestão escolar em uma região predominantemente fluvial. “Temos os indicadores, mas é preciso ir além e envolver todos os atores da educação no Marajó na busca de soluções”, afirma Ramos.
Segundo Assunção Cacau Novais, representante do Codetem, há uma grande mobilização para o evento, que envolve autoridades de todos os municípios do Marajó. “Porém, o mais importante é a participação dos marajoaras, estudantes, professores e famílias”, destaca Novais. Para ele, o evento é muito importante porque “é preciso deixar claro o que pensamos e o que queremos na área de educação para o arquipélago”, conclui.
A partir os resultados de três dias de encontro, de 28 a 30 de março, a Amam e o Codetem pretendem construir uma carta aberta, apontando as principais demandas da educação ribeirinha marajoara. A idéia é apresentar o documento para a Casa Civil da Presidência da República, que coordenada as ações do Plano Marajó. O evento terá a participação ainda da Rede de Educação Cidadão (Recidi) e Ministério do Desenvolvimento Social e Meio-Ambiente.


Assessoria de Imprensa:
Suelen Carvalho
Gerente de Comunicação - Instituto Peabiru
Tel 55.91.3222.6000
Cel 55.91.8159.9089

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...