sábado, 4 de fevereiro de 2012

BAGRE REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

Cerca de cem pessoas participaram da I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) no último dia 02 de fevereiro em Bagre, o município foi pioneiro no Marajó em realizar a Consocial, sobretudo pela iniciativa do poder público. O evento foi coordenado pelos procuradores municipais Drª Mara Roberta, Drª Francy Farias e Dr. Lui Alexandre com supervisão da Controladoria-Geral da União (CGU).
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/PA), César Colares (foto) participou como palestrante da conferência e destacou a importância do evento para o município. "Todos os municípios precisam realizar a Conferência, no Marajó apenas BAGRE está realizando pela iniciativa do poder público” disse o conselheiro.
Divididos em grupos, os participantes puderam expor seus pensamentos e sugerir projetos de combate a corrupção e controle da gestão pública. Após a escolha das propostas, foram eleitos os delegados que participaram da conferência estadual.
Desde julho de 2011 a Consocial realizou etapas preparatórias em 2.300 municípios, sendo seu maior objetivo estabelecer com governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Além de participar das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os temas da Consocial por meio da participação em conferências livres e uma virtual, bem como integrar programas e atividades especiais como concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Basta encaminhar as propostas à coordenação executiva nacional via portal da 1ª Consocial.

“É muito bom vê o plenário da câmara lotado em um dia de semana para discutir transparência social, a gente fez o convite e a comunidade atendeu. Fomos à única prefeitura da região a tomar a iniciativa de promover a conferência, e ainda conseguimos trazer um conselheiro do TCM para orientar a população.” Disse o prefeito Cledson Rodrigues, Gordo.

Diego Pereira – Ascom/BAGRE
Com informações da CGU e Procuradoria municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: O AQUAFEST DA DIVERSIDADE MUSICAL

Em sua 5° edição, o Aquafest foi, além de um festival esportivo, um evento marcado pela sua diversidade musical, pois na grade de program...