terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ENTREVISTA ESPECIAL: FERNANDO TOBIAS, VICE-PREFEITO DE SOURE



Advogado, 35 anos, belenense, mas filho de sourenses, Fernando Tobias Santos Gonçalves vem se destacando ao lado do prefeito João Luiz na condução da administração municipal em Soure


Blog: Conte-nos um pouco de sua trajetória política, profissional e familiar:
Fernando Tobias
: Apesar de ter nascido em Belém, desde criança freqüento Soure, terra natal dos meus pais. Queria ter nascido aqui. É a cidade com a qual mais me identifico.
Sou casado e pai de uma menina de 10 anos. Agora já estamos esperando nossa segunda filha que se chamará Marina.
Com 24 anos, em 2001, me formei em Direito, pela Unama, fiz a prova da OAB, fui aprovado e passei a exercer a advocacia.
Sou pós graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas.
Na minha juventude sempre tive convicta a ideia de desenvolver serviços, na minha área de formação em Soure. O que passei a fazer, atendendo as pessoas carentes desde 2005. Por isso estreitei, ainda mais, minha relação com a população que, até então, só me conhecia como Doutor Tobias.
Minha carreira política começou em 2006, coordenando a campanha do amigo Amaro Klautau, que terminou esta eleição, como o segundo mais votado na cidade pra Deputado Estadual, ficando atrás, por apenas um voto de diferença, do candidato do prefeito e dos vereadores, na época.
A ajuda para o Amaro foi sem muitas pretensões, mas o resultado provocou a atenção de outras lideranças políticas. Foi quando surgiu o convite do João Luiz pra formarmos uma chapa e concorrermos, juntos, a Prefeitura de Soure. Aceitei o convite e saímos vitoriosos.
Recentemente coordenei a eleição do amigo Eliel Faustino, em Soure, eleito Deputado Estadual e tendo sido o mais votado em Soure.
Hoje como vice-prefeito de Soure, estou realizando um sonho de garoto, que é ajudar Soure a se desenvolver.
Fernando Tobias e a esposa Renata Portugal

Blog - Como vc vê o quadro político em Soure para as eleições 2012 ?
FT
- Na atual conjuntura é difícil fazer uma previsão sem ser tendencioso. a por que, me encontro totalmente envolvido no pleito. Mas eleição é sempre complicada

Blog -Recentemente noticiamos que o executivo de Soure recebeu apoio de toda a bancada da câmara. Como fica a autonomia dos poderes?
FT
- A autonomia entre os poderes é mantida em qualquer ambiente de debates, seja favorável ou contra o Executivo. O apoio as ações de um governo não retira do poder legislativo sua condição de fiscalizador e muito menos reduz a autoridade dos vereadores. O que precisa haver é coerência na relação entre estes entes públicos no sentido de permitir e garantir ao município desenvolvimento, pois as lutas políticas, ligadas as siglas partidárias que envolvem estes entes tem muito mais atrapalhado o do que contribuído. Somente discordar não é pré requisito para a democracia. Temos que ter a condição de poder observar e propor soluções para os problemas identificados com nossas observações e é isso que estamos fazendo. Abrindo canais eficientes, competentes e coerentes de comunicação entre estes setores.
Na primeira reunião realizada com os vereadores, quando assumimos o governo, fizemos um pacto de defendermos sempre a mesma bandeira que é o desenvolvimento de Soure, independente de sigla partidária e esta sendo cumprido este acordo, de ambas as partes.

Blog- Soure detém o maior apelo turístico do arquipélago e recebe atenção especial de diversos órgãos federal e estadual. Assim sendo, os índices de desenvolvimento municipal é um dos melhores do arquipélago. Na sua opinião, um consórcio entre os municípios do Arari facilitaria a captação de recursos pro eixo ?
FT
: O consorcio seria uma estratégia interessante para os nossos municípios, pois temos muitas demandas em comum.
Sempre fui favorável a aglutinação de forças politicas de municípios diferentes, mas da mesma região, em torno de causas de interesses coletivos. Porém, antes disso, precisamos aumentar nossas relações de parcerias e estreitar o debate, ainda percebemos uma certa distancia entre alguns municípios da região do Arari. Temos um exemplo claro que é a PA 154 (trecho Cachoeira), que nos une inevitavelmente, porém a obra encontra-se parada e não há nenhum posicionamento conjunto para a continuidade da mesma.

Blog- O governo petista de Ana Júlia Carepa (2007-2010) trouxe alguma vantagem por João Luiz (Prefeito) ser do mesmo partido?
FT
. Não mais do que trouxe para os demais municípios do Estado. A relação partidária é tratada por nós como uma forma de nos identificarmos com projetos sociais proposto, seja a nível Federal ou Estadual. Assim buscamos nos adequar para trazer, através destes projetos benefícios para o nosso povo. Pensando assim é que priorizamos nossa liberação no CAUC, o que permitiu a assinatura de convênios, se não fosse isso não seria possível termos recebidos os benefícios que recebemos e continuamos recebendo. Com a Ana Júlia, o Prefeito João Luiz, tinha um bom canal de discussão, tanto que conseguimos trazer ela aqui pra reunir com outros Prefeitos recebendo o apoio da AMAM. Mas foi preciso criar condições favoráveis para isso, o que consideramos o mais importante.

Blog - Como o senhor avalia o primeiro ano do governo Simão Jatene?
FT
. O Governador é um homem inteligente e muito experiente quando se fala em Governo do Estado. Eu diria que ele é um estrategista. Conhece bem nosso estado e sabe como administrar nossas diferenças. Ele está usando esta sua experiência muito bem.
O projeto político do atual governo se diferencia do governo passado. Cada um com a sua ótica social, defendendo metodologias diferentes de promover o desenvolvimento. Por isso tem aqueles que acreditam mais num formato e outros que optam pelo outro formato. Estamos vivendo hoje outra forma de Governo, diferente do que tínhamos na época da Ana Júlia. Hoje tenho muito mais ligação politica com o atual governo.
Minhas perspectivas são as melhores possíveis, pois conheço as pessoas que estão no comando e sei da vontade de transformar este estado.

Blog- Quais os seus projetos para este ultimo ano de atual mandato?
FT
. Dar continuidade ao trabalho, apesar de ser um ano eleitoral e sabermos que fica bem complicado administrar bem e encarar o ritmo de campanha ao mesmo tempo. É um desafio que temos que enfrentar.
Mas independente do que acontecer, queremos ter a consciência tranquila do dever cumprido nos quatro primeiros anos de gestão.

Blog- E a chapa vencedora em 2008 vai continuar ?
FT. O João Luiz é um grande amigo, não vejo problema em continuar, porém tenho compromisso com o povo de Soure, por isso preciso avaliar se é realmente isso que o povo quer, mas até Junho você saberá a resposta.
Fernando Tobias discursando na campanha de 2008

Blog - Deixe uma saudação pro povo marajoara e pro povo sourense.
FT
: As distâncias e dificuldades que nos separam não podem ser mantidas como determinantes para barrar nosso desenvolvimento, temos acreditar e confiar mais uns nos outros. Cada Município tem uma missão e é claro que temos nossas peculiaridades, mas os pontos em comum é o que nos fortalece. Vamos juntos propor cada vez mais mudanças na forma de tratarmos nossas cidades, discutindo nossas maiores necessidades para formarmos um diagnóstico que permita o melhoramento das condições de vida do nosso povo. Temos a consciência de que nem tudo pode ser feito agora, contudo temos que realizar o que o tempo e as condições financeiras nos permitem.
Vamos juntos, lideres e liderados, resgatar a auto estima de nosso povo marajoara para que, com isso possamos continuar acreditando que o futuro é agora e lembrando sempre que cada um de nós é responsável por ele.
Um povo unido é um povo forte.

19 comentários:

  1. A FÉ em Deus, o Trabalho serio do prefeito JOÃO LUZ e a autoestima de nossos povos marajoaras Sourenses.

    ResponderExcluir
  2. A Capital do Marajó, precisa desta consciência e coerência politica, bem dito pelo Vice Prefeito Tobias, o compromisso não é pela politica de Soure, e sim, pelo Povo Sourense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voc amig precisa de um homem forte nas atitude e como voc vice prefeito tobias ,compromisso nao e pela politica de soure,e pelo povo de soure que sofre com essa safadesa desses homem que estao dentro da prefeitura.....

      Excluir
  3. O povo sourense já está cansado dos desmandos dos auxiliares diretos do prefeito joão luiz. A resposta virá em outubro deste ano. Fora mazinho, bola e ideval. Fora joão luiz.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho dos administradores prefeito e vice prefeito, tem sido arduo, parabens ao povo sourense, parabens vice prefeito pela mensagem aos moradores de soure, vece é guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens vice prefeito ,parabens povo sorense.vamos abri os nossos olhos para essas pessoas. vamos tira mazinho ,bolo e ideval.fora rua ....

      Excluir
    2. vamos cristic povo de soure .....

      Excluir
  5. Se o Fernando Tobias ainda quiser ter sobrevivência política, tem que se afastar imediatamente desse grupo político. O próprio PT briga entre si, reclamam do Secretario de Obras que só faz obra no Solar do Bola, seu restaurante, reclamam do Professor Ideval que humilha os funcionários, reclamam do chefe de gabinete Mazinho que só atende o Prefeito João Luiz e o Vice Tobias, o resto que se dane, inclusive seus pares. Esse conflito pode acabar com o grupo que atualmente comanda o município.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Tobias e ao João Luiz. Tive uma conversa com o Tobias e tenho a certeza da continuidade da dupla. Acredito em vocês.

    ResponderExcluir
  7. Pura mentira, a propria entrevista ja diz como os animos estao entre vice e prefeito. Como o vice falou, no que depender do povo sourense o prefeito e os petralhas ideval, mazinho e bola serao defenestrados do poder. Obras inacabadas, promessas nao cumpridas. O povo de soure clama pela saida do prefeito e seus auxiliares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU NAO MORO EM SOURE MAIS NACI AQUI E VEJO A POCARIA DESSES AUXILIARES EM SOURE .QUERIA QUE A FEDERAL DESSE UMA OLHADA AQUI EM SOURE NESSAS OBRAS QUE NAO ACONTECER NO MUNICIPIO DE SOURE,QUANDO VAO TAPA UM BURACO E MAIS DE UM TRILHAO CADA BURACO, ESSE DINHEIRO VAI PRA ONDE PARA O BOLSO DOS AUXILIARES.....KKKKKKKKKK

      Excluir
  8. Meu Deus quanto comentário TOSCO...gente, quem fala mal da Administração, esta falando mal do próprio Tobias, o VICE PREFEITO!!! OU SERÁ QUE ELE NÃO TRABALHA? PQ DIZEM QUE O PREFEITO NÃO FAZ NADA, E O VICE? TÁ PRA FAZER O QUE? PELO AMOR DE DEUS, VAMOS COMENTAR COM MAIS CONSCIENCIA. E TEVE UM COMENTÁRIO AI, DIZENDO QUE NESSA ENTREVISTA PELO QUE DISSE O VICE, JA COMEÇOU A BRIGA E REALMENTE PELO QUE ELE FALA QUE ELE TEM UM COMPROMISSO COM SOURE, PARECE QUE ELE NÃO PODE FAZER NADA PELA CIDADE, MAS TENHO CERTEZA QUE PODE SIM...ESSAS HORAS PRÉ ELEIÇÃO, VAMOS SABER QUEM É QUEM...OS LOBOS EM PELE DE CORDEIRO VÃO APARECER, AGORA PENSEM BEM ANTES DE VOTAR, EM QUEM REALMENTE QUER AJUDAR SOURE, COM PROJETOS VIAVEIS, QUE NÃO TEM MEDO DE METER A CARA EM BRASILIA PARA PEDIR, NÃO QUER STATUS E SE RELACIONA COM OS DEMAIS PARTIDOS (SIM PQ TEM GENTE QUE É DO MESMO PARTIDO DE QUEM POSSA AJUDAR, MAS NÃO TEM A FAÇANHA DE INTERMEDIAR ALGO)OU ALGUÉM QUE SÓ QUER O SATUS DE SER PREFEITO DE SOURE, A MULHER DO PREFEITO DE SOURE..ENTRE OUTROS.

    ResponderExcluir
  9. Me mostre o que foi feito que justifique as inúmeras viagens a Brasília? É um desafio.

    ResponderExcluir
  10. Nem candidato que esta no poder ,nao fizeram nada por soure,fizeram algumas obras inacabadas,o dinheiro dos projetos vieram,mas disviaram.oh soure coitada de você que DEUS te proteja !gente nem os banheiros do trapiche municipal nao foram ajeitados .

    ResponderExcluir
  11. Nao adianta acharmos um culpado para a pessima gestao em vigor pois parte de soure ja está destruida nao por eles mas por nós mesmos que as vezes nao votamos pelo voto secreto e sim pela quantidade das passeatas realizadas de ANOS EM ANOS as vezes passamos dispercebidos nas propostas oferecidas por nossos candidatos em uma palavra dificil que nao entendemos ou as vezes por uma necessidade financeira que o povo passa. Temos que analizar nao em um dia ou dias de campanhas mas sim nos proximos quatro anos pois uma cidade e o comercio depende muito do gestor publico que vai cuidar de nossas finanças pois o governo federal so repassa as verbas publicas para soure por causa do povo ate nisso o gestor depende de nós tanto para buscar em brasilia como dizem ai como para receber essas verbas. o gestor precisa de respaudo somos ´nos por isso pense aonde vc vai jogar soure...

    ResponderExcluir
  12. Hello everybody, here every one is sharing such know-how, therefore it's nice to read this webpage, and I used to pay a quick visit this weblog all the time.
    Here is my web blog ... good online casino

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...