segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PROJETO "OLHAR BRASIL" BENEFICIA ALFABETIZANDOS NO MARAJÓ

Da Agencia Pará de Noticias

A ação conjunta entre a Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde e também a Prefeitura de Porte, possibilitou a entrega de óculos aos alfabetizandos do projeto "Olhar Brasil", alunos do programa "Mova Pará Alfabetizado", no último dia 11.

Entre os objetivos do Programa está o de garantir inicialmente à população identificada como prioritária o direito de ter acesso à educação e saúde, fortalecendo a cidadania e o bem estar do indivíduo. No total, 200 alfabetizandos do município de Portel passaram por exames oftalmológicos, que comprovaram a necessidade de usar óculos para facilitar o aprendizado durante as aulas ministradas, sempre no horário noturno.

A entrega aconteceu na quadra de Escola "Abel Nunes de Figueredo", que recebeu além dos alunos do Mova Pará, os integrantes do Coral Municipal de vozes e libras. Esta é a segunda remessa de óculos entregue aos alunos dentro do "Olhar Brasil". A primeira beneficiou mais de 300 alunos em Breves. Nesta segunda etapa, estão sendo atendidos 310 alunos, sendo 200 em Portel e 110 em Melgaço, ambos na região do Marajó.

O público do Programa são alunos alfabetizandos na faixa de 15 a 99 anos, sendo que 70% estão entre os 60 e 80 anos, como destaca a gestora Benedita Cirino, da 13ª Unidade Regional de Educação (URE) de Breves. Para a representante dos alunos atendidos pelo programa em Portel, Nice Laura Medeiros de Freitas, 56 anos, que estava longe da escola há quase 15 anos, "a entrega dos óculos vem melhorar a visão dos alunos que têm dificuldades de enxergar, que sofrem com problemas de visão". Em pronunciamento, ela agradeceu a parceria entre os governos que possibilitou a ação do Programa.

Foi a primeira vez que a aluna Raimunda Rodrigues, de 51 anos, que não freqüentava a sala de aula há muitos anos, foi atendida por um médico oftamologista. Ela tenta estudar no programa pela segunda vez. As outras tentativas falharam após a desistência dos professores. Desta vez, com o auxílio do óculos, que segundo ela vão "clarear a vista", a intenção é prosseguir até o fim.

Sobre a permanência dos alunos no programa, a coordenadora regional do Mova Pará Alfabetizado da Seduc, Wannice Bandeira, reiterou que a grande preocupação é a entrada e a permanência do aluno na escola. Eles recebem material didático, alimentação, além de encaminhamentos para procedimentos médicos, como as cirurgias de catarata.

Os óculos foram entregues simbolicamente aos alfabetizandos. A cerimônia encerrou com a apresentação cultural dos alunos da escola municipal " Lourdes Brasil", que encenaram o espetáculo Batuque Lourdiano.

Melgaço – O projeto "Olhar Brasil", contemplou com 110 óculos os alunos do município de Melgaço. A entrega reuniu em cerimônia solene no espaço de eventos culturais "Complexo Canto Amazônico", pessoas simples que apostam no retorno aos bancos escolares, como a dona de casa Valdelice Dias da Silva, 59 anos. "No meu tempo não havia facilidades para estudar, o papel das mulheres era apenas o de criar os filhos". Em novo contato com livros e cadernos, apesar das dificuldades de cuidar da mãe de 99 anos, ela sempre dá um jeito de não faltar às aulas na escola Tancredo Neves. O objetivo da alfabetizanda é aprender a ler e escrever corretamente para ajudar a filha caçula, de 13 anos.

Os pronunciamentos dos alunos foram de agradecimentos pela implantação do programa, como a fala da aluna Ana Rosa Duarte, que dedicou o mérito aos que estão conduzindo o programa de alfabetização para os adultos.

O secretário municipal de Educação, Onilson Carvalho, reiterou que o programa Mova Pará Alfabetizado e o Brasil Alfabetizado é o resultado de um esforço da gestão pública. "Sabemos que não é fácil percorrer as longas distâncias deste município em busca dos que estão fora da sala de aula há muito tempo", disse ele, parabenizando os alunos que estão iniciando no programa e também os que já concluíram, incentivando-os a prosseguir nas outras etapas da educação, como o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A solenidade encerrou com a entrega simbólica dos óculos aos alfabetizandos.

Izabel Cunha - Ascom/Seduc

Um comentário:

  1. A PARCERIA DO GOVERNO FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL PARA A EXISTENCIA DO PROGRAMA OLHAR BRASIL É FUNADAMENTAL NA VIDA DAS PESSOAS QUE ALMEJAM CONTINUAR SEUS ESTUDOS,UMA VEZ QUE AS DIFICULDADES SÃO GRADE PARA SE CONSEGUIR UMA CONSULTA COM UM PROFISSIONAL DA AREA OFITAMOLÓGICA.OLHANDO DO PONTO DE VISTA GEOGRÁFICO PORTEL É UM MUNICIPIO BASTANTE GRANDE,O QUE IMPOSSIBILITA MUITAS VEZES DE SE CHEGAR A SEDE DO MESMO PARA A REALIZAÇÃO DE EXAMES OFITAMOLÓGICOS,ENTRE TANTO COM O PROGRAMA OLHAR BRASIL SE PODE PERCEBER NO SEMBLANTE DE MUITAS PESSOAS PRESENTES A ALEGRIA EM RECEBER UM INSTRUMENTO QUE POR CERTO IRÁ CONTRIBUIR COM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" O ÓCULOS".PARABENS AO PROFESSOR RÔMULO DO SOCORRO QUE COM MUITA COMPETENCIA VEM COORDENANDO O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO NO MUNICIPIO DE PORTEL.

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...