quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EMATER INCENTIVA HORTICULTURA ORGÂNICA NO MARAJÓ

Da Agência Pará
Do dia 31 de outubro até esta sexta-feira, 4, trinta agricultores de dez comunidades situadas ao longo de 30 quilômetros da rodovia PA-159, que liga Breves a Anajás, ambos no Arquipélago do Marajó, estão sendo capacitados pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para a instalação e manutenção de hortas orgânicas na região periurbana desses municípios.

A iniciativa faz parte do programa Cinturão Verde, pelo qual a Emater, em parceria com a Prefeitura de Breves, visa não só a estimular a produção de hortaliças para abastecimento do mercado local, mas também a promover alternativas de trabalho e renda para agricultores familiares e valorizar ambientalmente as propriedades da área, com plantio sem agrotóxicos.

De acordo com o sociólogo da Emater Alcir Borges, Breves chega a importar hortaliças da Região Metropolitana de Belém. “Como o consumo se torna caro, com maços de cheiro verde sendo vendido nas feiras a cerca de R$ 1,50, ter a própria horta também vai garantir às famílias complemento alimentar”, diz.

Os 30 agricultores em treinamento são membros da Associação dos Produtores Rurais da Colônia Tancredo Neves (Aprocotane). A maioria vive do extrativismo de açaí e do cultivo de mandioca. Alguns deles, moradores de zonas ribeirinhas, também pescam artesanalmente.

Concluído o curso, cada família receberá um kit com equipamentos (regadores, bandeja de sementeiras e escarificador, entre outros) para a implantação de um canteiro com espécies como cheiro-verde, alface, cebolinha, couve, chuchu, quiabo e feijão de corda.

Os kits serão emprestados pela Emater às famílias por três meses. No fim desse período, com o empreendimento consolidado e estrutura montada para reprodução de sementes, as famílias devolverão as ferramentas para que a Empresa possa dispô-las a outros agricultores. “A idéia é alcançar sustentabilidade e incentivar democraticamente, dando oportunidade em nível comunitário, com espaço para todos os interessados”, resume Borges.

A partir do ano que vem, sob a égide do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), as hortaliças passarão a compor a merenda escolar de Breves a partir do estabelecimento de um contrato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já foi confirmado. A assinatura está prevista para janeiro.

Aline Miranda - Ascom/Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...