terça-feira, 12 de julho de 2011

BOAVISTENSE DE DAR ORGULHO

Imagem extraida da Revista VEJA desta semana(click p/ampliar)


"De Faxineiro a Procurador da República" é o título do livro do Boavistense, Manoel Pastana. Prova contundente de que o povo boavistense tem seu valor...


Trata-se da história do Procurador da República em Porto Alegre, Manoel Pastana. Por meio de uma vida centrada nos estudos, mesmo diante de muitas dificuldades, o paraense da Ilha do Marajó provou com sua história de vida que é possível almejar e conquistar objetivos. Ensinando técnicas vivenciadas por ele próprio, fornece estratégias de como ser aprovado em concurso público. Faz analogias instigantes de como prosperar e vencer na vida.

Natural de uma família bem humilde, Pastana passou por diversas privações quando criança e adolescente. Trabalhou como faxineiro em uma padaria em Brasília, dormindo no depósito em caixa de papelão e cobrindo-se com um cobertor cheio de “orifícios”. Seu sonho era trabalhar na Aeronáutica, onde serviu no quartel da Polícia da Aeronáutica. Durante o dia, ocupava-se com intensas atividades físicas e, à noite, preparava-se para concurso. Começou a usar a leitura como escada para seu sucesso de vida e só conseguiu galgar vitórias. Exerceu vários cargos públicos (sempre por concurso) até chegar ao topo de Procurador da República, considerado o concurso mais difícil do Brasil.

Vontade e obstinação são palavras sempre usadas pelo procurador, dizendo-se capaz de superar qualquer obstáculo na vida. Estudou em escola pública e sempre foi um autodidata, ou seja, não se restringia apenas às matérias do colégio, concursos ou faculdade. Sempre teve a curiosidade de ler. No início da sua vida, quando não tinha mais livros, buscava jornais velhos e até bula de remédio para não perder o hábito da leitura.

No primeiro concurso, que exigia apenas o primeiro grau, conseguiu passar somente na quinta tentativa. Todavia, com sua determinação, desenvolveu técnicas de estudo e estratégias para concurso, transformando-se em um “expert” altamente competitivo. A prova disso é que no primeiro concurso, após a conclusão de ensino superior em Direito, passou em primeiro lugar.

Seu livro também divulga denúncias contundentes no Ministério Público Federal (MPF) e na própria Presidência da República, mostrando casos de bastidores nunca revelados.


Mais informações no www.editorapastana.com.br



Um comentário:

  1. Ao ilustríssimo Manoel Pastana, Procurador da República, boavistenese nato, nossos sinceros agradecimentos, pois exemplo como este, de perseverância em busca de seus objetivos, nos faz acreditar que a Educação é um dos elementos estruturante no seio de uma sociedade mais igualitária. O povo boavistense tão carente de bons exemplos, só tem agradecer. Que sirva de modelo aos nossos representantes e dê prioridade à EDUCAÇÃO.
    Viva ao povo boavistense.

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...